quarta-feira, 18 de junho de 2008

Comente a Letra:


A música "The KKK Took My Baby Away" tem um certo grau de polemica quando discutido o verdadeiro motivo pelo qual o Joey teria escrito essa música.

Uns dizem que o Joey, triste por ter perdido a Linda para o Johnny, resolveu fazer essa música onde colocaria o Johnny como o KKK (Ku Klux Klan) que rouba o seu bebê (a Linda).

Outros dizem que foi uma mensagem que o Joey tentou passar comparando o Johnny com a KKK para alertar a todos que o Johnny era racista.

Outros dizem que o Joey juntou as duas coisas, o fato do Johnny ser racista com o fato dele ter lhe roubando a Linda que deu origem a música.

Outros afirmam que a comparação do Johnny com a KKK feita pelo Joey foi pelo fato do Johnny ser um cara rígido, por ser de extrema direita.

E há também aqueles que acreditam que uma coisa não tem nada a ver com a outra, é uma letra contra os crimes da KKK e pronto.

Então vamos à tradução da letra para tentarmos tirar alguma conclusão do fato:

"Ela partiu para os feriados
Dito ela vai para L.A.
mas ela nunca chegou lá
Ela nunca chegou lá
Ela nunca chegou lá, eles dizem

O KKK levou embora meu amorzinho
eles a levaram embora
pra longe de mim
O KKK levou embora meu amor
eles a levaram embora
longe de mim

Ohhh...

Eu não sei
Onde meu amorzinho pode estar
eles a levaram de mim
eles a levaram de mim

me ligue, me ligue, me ligue
ao Presidente
e descubra
Onde meu amor foi
me ligue, me ligue, me ligue
ao FBI
e descobre se
meu amor está vivo

yeah, yeah, yeah,
o-o-o-o-o-o
yeah, yeah, yeah,
o-o-o-o-o-o

Ela partiu para os feriados
Dito ela vai para L.A.
mas ela nunca chegou lá
Ela nunca chegou lá
Ela nunca chegou lá, eles dizem

O KKK levou embora meu amorzinho
eles a levaram embora
longe de mim"

9 comentários:

Luciano G. disse...

ehh...!
eu nunca tinha parado pra pensar..
quando tu le pela primeira vez parece q os da kkk mataram a mulher dele.. mas como ela foi robada pelo jhonny.
parece mesmo que ela tah falando do jhonny :S! q ele era racista e pá
Oo

MoA disse...

jhonny como amigo

joey naum precisava de inimigos

Mayume disse...

Ah gente.. sei lá.. mas que da pra enfiar toda uma história na letra dessa música da! :x AUIEHAUIOEA' XD

El Gato Paulo disse...

nossa, não viagem, a letra fala sobre o Johnny Ramone sim, mas nunca q ele é racista, ele nunca foi racista, o Joey usou o KKK na letra, pq Johnny era um cara durão (vide a letra "Too tough to die" que também foi feita para o Johnny), que era conservador e principalmente republicano, pq o KKK era um grupo conservador e republicano, e tinha a fama de desaparecer com as pessoas com quem eles não gostavam (coisa da qual a letra fala), entre outras coisas não citadas pela letra... outra coisa "baby" em inglês quer dizer "amor","querida"... ou seja "The KKK took my baby away" traduzindo seria "O kkk levou o meu amor pra longe"... e essa letra não tem essa muito de discussão, o próprio Joey falou sobre oq se tratava a letra, confirmando q era pro Johnny e sua ex-namorada que ele amou até o dia de sua morte... e mesmo assim o Johnny sabendo que a musica era pra falar mal dele, tocava ela em todos os shows, pois era uma musica que sempre estava nos set-list da banda no show... outra música que teve problema com a banda foi "Bonzo goes to Bitburg" (nome original da música), pois como a letra é uma sátira ao presidente Ronald Reagan que foi visitar um cemitério de nazistas na Alemanha, e como Reagan era republicano, Johnny não aceitou esse nome para essa música, forçando Dee Dee, o autor da letra, mudar para "My brain is hanging upside down" que acabou também soando como uma critica ao Johnny, a tradução disso seria "Meu cérebro está pendurado de cabeça pra baixo"...

Mayume disse...

Eu não viajo, Paulo. Fiz esse post com a base nas coisas que eu já vi falarem por aí, porque a história dessa música realmente gerou um pouco de polemica, enquanto uns juram de pés juntos que o Joey fez pro Johnny por causa da Linda, outros juram de pés juntos que o Joey fez essa música como uma crítica ao Johnny por ele ser racista e 'durão' por ser de extrema direita, assim como tem aqueles que acham que não é nem uma coisa nem outra...
Varia de fã pra fã! xD
Mas a única versão que eu conhecia era essa que o Joey fez pro Johnny por causa da Linda, nem sabia que rolavam boatos de que o Johnny era racista.. O.o'

El Gato Paulo disse...

nunca rolou, vc mesmo afirmou no seu post q ele era racista, quase caí pra trás de tanto rir, quando lí isso... e se o próprio Joey já havia falado sobre oq é a letra, nem tem mais oq discutir...

Luciano G. disse...

tem q pensar q derrepente o joey não qria disser pro mundo q jhonny era meio racista o/!!
entaum não mentiu mas omitiu a informação.
dando a explicação só pela mentade..

Mayume disse...

Eu não afirmei! ¬¬
Eu fiquei assustada quando vi pessoas afirmando que ele era racista, como eu poderia afirmar?
O que ta no meu post não são coisas que eu afirmo e sim coisas que eu já vi falarem por aí, muitas inclusive na própria comunidade dos Ramones.

El Gato Paulo disse...

hmmmm ok... My you me... ok...