sábado, 24 de maio de 2008

Quando foi que o punk rock se tornou tão seguro?

Fat Mike fez essa pergunta ao escrever "The separation of the skate and church", primeira música do maravilhoso album "The War On Errorism" de 2003 do NOFX. A letra talvez seja a última obra prima que surgiu em termos de letras da história do punk rock. O começo dela mesmo em um tom de zoação e de ironia, já é um soco na cara de nós que vivemos com essa cena:

"Hey crianças!
Hey pai!
O que vamos fazer hoje?
Eu não sei.
Você quer ir no matinée?
Não.
Você quer ir no parque de diversões?
Não!
Você quer ir num show de punk rock?
SIM!! vamos no show de punk rock!!!!"

É dura, mas é a realidade, a cena punk chegou a um nível que seus detratores e pessoas que não participam da cena, relacionam punk rock hoje a coisa para criança! Eu vejo isso como algo humilhante, cadê toda aquela cena que chocava? aquela cena que jogava a verdade na cara das pessoas as verdades? cadê as críticas sociais? cadê as atitude violentas, as revoltas, a vontade de ser diferente, de ter idéias diferentes e o respeito? parece que jogaram tudo pro lixo, e esqueceram tudo que as históricas bandas da década de 80 nos passaram, todo aquele anti-comercialismo, anti-mainstream e tudo foi tudo por água a baixo hoje em dia punk rock é artigo de luxo numa loja de CD, é marketing, é produtos fofinhos para crianças comprarem e adolescentes consumirem, é algo totalmente inofensivo, as bandas que fazem sucesso não são mais as que chocam, que fazem algo diferente, as que criticam e nem as que fazem a música simples, e sim aquela que faz a musica mais vendável, geralmente de letras de dor de corno, ou de romancezinhos de adolescentes, ou de problemas de relacionamento de adolescentes como se isso fosse algo realmente importante, e o pior vendem músicas de 8 minutos nesses naipes, como se fosse punk rock, sendo que uma das principais características do punk rock é fazer músicas curtas, é impressionante como esse marketing massivo e nojento engana facilmente as pessoas, a letra do NOFX fala bem disso, segue outros trechos da letra:

"Perdidos num mar de coturnos
Reanimem os seguranças com essa juventude perdida
Quando foi que o punk rock se tornou tão seguro?
Quando foi que a cena punk se torno essa piada?
Antigamente os caras costumavam viver por cerveja e speeds
Hoje só querem suas batatas-fritas e coca-cola
Xingar e dar uma banana não são permitidos
Na verdade, vamos deixar o som baixinho

Devemos separar a Igreja do skate!"

Bom, alguém consegue me explicar de fato que diabos é essa tal de moda emo? eu só consigo ver os estragos que essa porcaria deixou na cena punk, toda essa frescurite, chororô, maquiagem de mulher na cara, franjas, cara quanto estereótipo, chegamos ao ponto que surgiram pessoas que tem orgulho de ser franguinhos, chorões, maricas, se dizem incompreendidos, mas tem um monte de garotas fúteis e patéticas baba-ovo mais frágeis que as tais bonecas de pano das quais elas se auto-denominam por aí, cara quanta babaquice! alguém me diz o que o punk rock tem a ver com isso? o que aquela toda revolta, disgressão de valores, vontade de mudar o mundo, e de choca-lo tentando mostrar a verdade ou de simplismente chocar pra mostrar que somos todos iguais independente da cor de nosso cabelo, da quantidade de piercing e tattoo no corpo e quetais... a coisa mais patética é ver essas crianças indo nos shows de punk, de bandas de verdade, não esses chororôs (citados no começo do post) se achando os fodões, aí sai do show com 3 dentes quebrado, sangrando com algum osso deslocado e com marcas no corpo inteiro, e aí ficam chorando pelos cantos.... a letra do NOFX também fala sobre isso, vamos a mais alguns trechos da música...:

"Porque não colocamos ombreiras nos garotos?
Capacetes, proteção para a cabeça e mordedores!
Então poderiamos acolchoar o chão e as paredes,
Colocar câmeras dentro dos banheiros
Se certificar que somente bandas legais tocassem
Fazer todo show uma matinê
Ensinar os garotos a serem tudo que podem ser
E poderemos cantar "My Country Tis of Thee"*
"Doce terra da Liberdade"

Quando foi que o punk rock ficou tão seguro?
Eu sei que não foi Duane** or Fletcher***
Que ergueram as barricadas,
Como uma estaca no coração,
De alguma maneira nos afastamos"

mais um soco na cara dessa mulecada, que não sabe nada de nada, se diz fã de alguma coisa, e que se quer sabe o que o cara fala nas letras, muito foda tudo isso... a letra termina com uma reflexão de coisas de que nós queremos na cena! de volta ou de coisa nova... vamos a parte final da letra:

"Eu quero conflito! Eu quero a discórdia!
Eu quero que a cena represente
Nosso ódio às autoridades!
Nossa luta contra a complacência!
Parem de cantar músicas sobre garotas e amores!
Você matou a coruja! E libertou a pomba!
Confrontação e política,
Substituída por harmonia e besteiras!
Quando foi que o punk rock se torno tão manso?
Essas merdas de bandas são todas iguais!
Nós queremos nossas brigas, nós queremos nossos marginais!
Queremos nossos excessos, queremos nossas drogas!
Onde está a diversão por indolência?
Essas merdas de discos são todas censura livre!!!

Quando foi que o punk rock se tornou tão seguro???"


* Hino patriótico americano
** Um dos primeiros skatista profissionais que é punk rocker também
*** guitarrista da banda de punk rock Pennywise

19 comentários:

Leonardo Caldieraro disse...

sem comentários. post matou a pau! *-*

Unknown disse...

Puta Merda cara fico muito loco!
cade nossos Guetos q eram cheios de Punks cade o Medo da Populaçao em nos ver?
hoje em dia passo do lado de um carro eles dão risada de mim!
eu quero é mais revolta eu quero nossa rebeldia de volta!
que Mundo Nojento!
até isso tiraram de mim!
mais gostei de sua Postagem cara Parabens!

MoA disse...

ja estava com saudades do post do paulo

s cada post ele supera minhas expectativas

muito foda mano


curti o texto mesmo


du carai

Mayume disse...

aiiii Paulo *------*

Ah.. como ninguém tentou justificar seu post, tento eu :x
Eu acho que desde o dia em que descobriram que os jovens são um puta público alvo, que geram dinheiro e que compram mais que os outros, começaram a dar mais atenção e fazer tudo girar ao redor deles. Até algumas décadas atrás não se fabricavam roupas específicas pra jovens, por exemplo, e depois que eles conquistaram seu lugarzinho no mercado tudo virou mercadoria pra eles, principalmente a música! A coisa mais absurda que eu vi na tv esses dias foi o shampoo da seda proibido para menores de 18 anos ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ ve se pode uma coisa dessas... mas enfim, a música vende, os jovens compram!
É múito fácil pegar uma musiquinha chata e grudenta do NX Credo e colocar pra tocar no rádio 5x pro dia todo dia, ligar a tv e ve o clip deles 5x por dia na MTV, daqui a 1 mes metade do país já é fã deles ¬¬ (depois vcs num deixam a gente reclamar da mídia! :x)
O "emocore" ou pessoas de franja, maquiadas e choraminguentas com letras depressivas virou moda, as pessoas querem ganhar dinheiro tocando, logo surgem 48658537349 de bandas como Simple Plan, MCR, NX Credo, Fresco, etc.., os jovens seguem tudo que a mtv impõe, compram tudo que ta na moda... é um ciclo vicioso :x
E querendo ou não, eu acho que parte dos punks ou foram afetados por isso ou não aguentaram tanta banalização e deixaram as coisas de lado... Eu acho que a juventude hoje em dia é insegura demais, precisam de um padrão pra seguir suas vidas, acho que eles precisam ou buscam alguém que diga quem eles são e os aponte para alguma direção, porque o que mais vemos é uma pessoa por uma franja pro lado e falar que emo ou achar que ser punk e bonitinho, ai faz um moicano, entope seu Ipod com Green Day e Blink 182, põe um all star no pé e sai por ai falando que é punk... eles nem sabem o que é emo ou punk, mas veem os outros assim e querem ser igual.. é patético ¬¬ todo mundo vestido igual, ouvindo as mesmas coisas, agindo da mesma maneira.. ninguém critica ou para pra pensar, só querem saber de comprar o novo CD do NX Credo ou comprar um all star novo! aaah ¬¬ Pra mim o que aconteceu com o Punk e o resto da boa música foi o mesmo que aconteceu com all star, hoje todo mundo usa, mas ninguém sabe o porquê.

El Gato Paulo disse...

My you me... vc tocou em dois pontos, que serão os meus dois próximos posts... =)

MoA disse...

a ultima modinha boa

foi raimundos o/

MoA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayume disse...

uiaaaa! *-----*
Mas de resto que eu
comentei, estou certa
ou errada? o.õ

MoA disse...

certa may gata

Unknown disse...

"faz a musica mais vendável, geralmente de letras de dor de corno, ou de romancezinhos de adolescentes, ou de problemas de relacionamento de adolescentes"



pois é, por isso tem tanto adolecente chato pra cacete nesse mundo.
As coisas são vendidas de acordo com o pensamento joven, e convenhamos, boa parte da garotada q curte emo é abaixo de 18 anos ieauhieuahieahieauh
tudo sem miolo, só pensa em namorados(a) é de como sua vida é infeliz sem ter aquela tal pessoa ao seu lado. E ficam ouvindo musica (emo) para se lembrarem da tal pessoa amada, e a midia descobriu que esses cabecinhas de miolo são alvo faceis para se conseguir dinheiro.

Angel Arcade disse...

mas como eu digo

emo di cu é rola!

Angel Arcade disse...

o poster da "lucia" é meu..é ki eu non tava logada na bagaça aqui aeuieaiueaiuheiheiueaeiau

MoA disse...

mais vc num é lucia??

Leonardo Caldieraro disse...

may e paulo: falaram tudo ;D

Unknown disse...

eh eu tava pensando em algumas coisas q a may falou
a midia descobriu o q mais vende pros adolescentes, q sao os q mais compram ne e tb a midia nao ia dar espaço pra alguem ficar falando mal das coisas, entao fica mais dificil pras bandas 'nao modinha' se destacarem, ate pq poucos iriam se interessar por elas, entao deixam de lado..

Leonardo Caldieraro disse...

prefiro que as bandas de verdade não apareçam tanto assim... teve bandas que subiu o sucesso e a música foi lá pra baixo...

mas também elas não podem ficar na merda!

Unknown disse...

moa, vai dormi ki teu mal é sono AEIUHEAIUEAUHEAIHEAIUHEIUHEAIUH

Unknown disse...

Tipoo assim óh

emo é musica para vender



cara, eu odeio mto esse treco de "verificação de palavras"

santa paciencia

MoA disse...

AHSAUUASHAUSAUSHAUSHS